Índice
- Guia Prático De Como Usar A Análise SWOT Para Obter O Sonhado Sucesso Empresarial!
- Entenda como usar a análise SWOT para potencializar os resultados positivos da sua empresa!
- Análise SWOT – O que é?
- Como funciona e para que serve?
- A análise SWOT na prática
- Comece pelos fatores internos
- E então, os fatores externos
- A análise SWOT é só o começo!
Índice
ToggleGuia Prático De Como Usar A Análise SWOT Para Obter O Sonhado Sucesso Empresarial!
Entenda como usar a análise SWOT para potencializar os resultados positivos da sua empresa!
O sucesso empresarial depende de diversos fatores, entretanto, um erro muito comum entre gestores é querer partir para prática antes mesmo de realizar análises e planejamentos minuciosos.
Alcançar resultados expressivos demanda ações bem pensadas, pautadas em estratégias, análises e dados reais, sem isso, é praticamente impossível se destacar.
Sabendo disso, hoje, vamos te dar um guia sobre como usar a análise SWOT para potencializar os resultados da sua empresa e viabilizar o alcance do sucesso empresarial que você almeja.
Análise SWOT – O que é?
Essa análise consiste em um planejamento estratégico que visa identificar aspectos positivos e negativos da sua empresa e do mercado em que ela está inserida.
A sigla SWOT vem das palavras em inglês:
- Strengths;
- Weaknesses;
- Opportunities;
- Threats.
Que, em português, a tradução é, respectivamente:
- Forças;
- Fraquezas;
- Oportunidades;
- Ameaças.
Assim, também é conhecida como Análise FOFA.
Como funciona e para que serve?
A análise SWOT funciona por meio do estudo de todos os aspectos que a compõem, como forma de identificar os melhores e piores pontos da sua empresa.
Com isso, é possível prever fraquezas e ameaças e corrigi-las, bem como potencializar as forças e aproveitar as oportunidades.
As fraquezas e forças se referem ao interno da sua empresa, ou seja, é uma análise que deve ser feita olhando para dentro.
Já as ameaças e oportunidades se tratam de aspectos externos, ou seja, é uma análise que deve ser feita olhando para o mercado.
Veja abaixo como é montada a análise SWOT:
Fonte: Treasy
A análise SWOT na prática
É preciso dedicar um momento de planejamento estratégico para sua empresa, afinal, por mais que a sua ideia de negócio e o produto ou serviço que você oferece sejam excelentes, é preciso ter um público que queira consumi-lo, capital para investir no mesmo, conhecimento sobre a concorrência para vencê-la, entre muitos outros pontos.
E a análise SWOT é imprescindível para isso.
Comece pelos fatores internos
Comece dando atenção para as forças e fraquezas do seu negócio, para isso, você pode analisar alguns pontos como:
- Qual o diferencial competitivo do seu negócio?
- Os processos estão bem definidos?
- Existe alguma dificuldade financeira?
- Quais são seus melhores recursos?
- O que falta para melhorar os processos?
Analise tudo fazendo perguntas como essas, assim, você conseguirá enxergar de forma clara o que realmente está satisfatório e o que precisa ser melhorado.
E então, os fatores externos
Tendo já identificado e elaborado meios de sanar as fraqueza e potencializar as forças, é hora de olhar para o mercado.
Aqui, é preciso ver quais são as oportunidades que você tem e o que é uma ameaça para o crescimento do seu negócio.
Alguns pontos a serem analisados são:
- A sua localização é boa?
- Existe muita concorrência?
- Há parcerias que possam ser feitas?
- Existem impeditivos públicos que possam te afetar?
- Seu público está próximo de você?
E, assim como anteriormente, é preciso pensar em formas de contornar as ameaças e potencializar e usufruir das oportunidades.
A análise SWOT é só o começo!
Para conquistar o sucesso empresarial que você sempre sonhou, a análise SWOT é só o começo dos aspectos que você precisa cuidar…
Entretanto, você não precisa cuidar de tudo sozinho! Até porque, existem aspectos fiscais, tributários e burocráticos que demandam a expertise de profissionais.
Fonte: Abrir Empresa Simples