De acordo com a PEGN, a modalidade de empresas de prestação de serviços é uma das que mais crescem e possuem boas perspectivas de melhora no atual mercado nacional.
Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou os setores que teriam o melhor desempenho a partir de 2019, e segundo as tendências e a recuperação do PIB brasileiro, foi detectado que o setor de prestação de serviços, dentre muitos, é um dos melhores para o Brasil.
Portanto, hoje, você saberá qual é o caminho necessário para abrir uma empresa de prestação de serviços.
Vamos lá?!
Índice
- Ponto 1 para a abertura de empresa de prestação de serviços: definição de nome empresarial
- Ponto 2 para abertura de empresa de prestação de serviços: Regime Tributário
- Ponto 3 para abertura de empresa de prestação de serviços: Elaboração do contrato social
- Demais necessidades para uma empresa de prestação de serviços
Ponto 1 para a abertura de empresa de prestação de serviços: definição de nome empresarial
Toda empresa, precisa de um nome comercial. Sendo assim, é preciso definir o nome do empreendimento, no entanto, o nome que você talvez tenha sonhado em dar para sua empresa, pode já ter dono e estar sendo usado. Visto isso, antes de “bater o martelo”, é preciso consultar a disponibilidade na Junta Comercial de seu Estado e constatar se o nome em questão pode ou não ser usado.
Ponto 2 para abertura de empresa de prestação de serviços: Regime Tributário
O sistema brasileiro para formalização de empresas possui 3 tipos de regimes e algumas naturezas jurídicas que definem o formato de sociedade e de atuação. Por isso, se torna imprescindível, contar com o apoio de uma contabilidade para empresas de prestação de serviços, de modo a evitar erros.
Cada regime e cada natureza jurídica possui uma finalidade, regras, leis, direitos e, consequentemente, alíquotas para aplicação de arrecadação de impostos, por isso, é necessário que, antes de abrir uma empresa prestadora de serviços, você tenha condições de ter tudo isso muito bem definido por um especialista “escolhido a dedo” e preparado para identificar os melhores caminhos ao seu negócio, pois qualquer erro, poderá fazer com que você pague muito mais caro!
O contrato social, é outro documento de vital importância para seu negócio. No caso de haver sócios em sua empresa de prestação de serviços, é preciso fazer a elaboração deste contrato.
Mas qual é a utilidade deste documento?
A utilidade é, justamente, definir atribuições, valores, remunerações, dentre outras responsabilidades dos sócios, dentro da empresa.
O contrato social precisa ser registrado nos órgãos competentes, contendo dessa forma, todos os dados da empresa, como data de criação, nome, e outros aspectos de suma importância para que sua empresa esteja de acordo com as especificações legais.
Demais necessidades para uma empresa de prestação de serviços
Dentre as muitas especificidades já citadas acima, há ainda outras necessidades, como emissão do CNPJ, alvarás, como o de funcionamento, por exemplo, além, é claro, do desenvolvimento do plano de negócio.
Sem o plano de negócios, é o mesmo que dizer que você estará em mar aberto e em fúria, sem o mais importante, o colete salva-vidas!
Portanto, com um plano de negócios para empresas de prestação de serviço, você tem condições de seguir etapas imprescindíveis, te ajudando a entender melhor e atuar da maneira certa, com base em dados como:
- Público-alvo;
- Mercado;
- Equipe de colaboradores;
- Departamento financeiro;
- Recursos;
- Plano de marketing da empresa; dentre outros.
Agora que você já sabe por onde começar, precisa ter um contador especializado em empresas de prestação de serviço e nós estamos aqui para te ajudar no que for necessário e nossa meta é fazer você prosperar!
Fonte: Abrir Empresa Simples