3 passos de como fazer o escritório de advocacia crescer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma das possibilidades mais interessantes para a carreira de advogados é ter o seu próprio escritório de advocacia. Entretanto, abrir e manter um empreendimento da área de direito não é fácil. Felizmente existem práticas que contribuem para melhorar os processos e fazem o escritório de advocacia crescer. 

Separamos 3 práticas que vão ajudar você a compreender o que é possível fazer para ter mais sucesso com o seu escritório. Vamos lá? Boa leitura! 

1. Melhore a comunicação 

A comunicação é uma das habilidades mais relevantes de um advogado e também é de suma importância para o escritório de advocacia. Não estamos falando apenas de falar e escrever corretamente, mas também (e principalmente) em ouvir. 

O atendimento ao cliente deve ser feito com o máximo de profissionalismo e empatia. Além de ser essencial para o trabalho advocatício em si, ouvir o cliente com atenção faz com que ele se sinta valorizado e compreendido. Dessa forma, aumentam as chances de que ele indique o escritório para amigos e familiares. 

Outro aspecto interessante é aproveitar as redes sociais, como o LinkedIn, para criar e alimentar o networking do escritório. Muitos clientes e oportunidades de acordos comerciais podem começar pela internet. 

A comunicação interna também merece atenção. Todos precisam estar cientes dos objetivos e da política da firma, bem como as responsabilidades de cada um. Uma organização que não se comunica não passa credibilidade para os clientes e tem mais chances de cometer erros. 

2. Defina metas de crescimento 

Pode parecer óbvio, mais muitas sociedades de advogados cometem o erro de não construir os seus objetivos. Definir metas de crescimento reais e objetivas é imprescindível para que a equipe saiba se está no caminho certo ou se é necessário mudar de estratégia, por exemplo. 

Esse processo de definição pode ser feito em equipe, afinal, cada um deles conhece a sua capacidade de produção e isso aumenta as chances de surgirem metas realistas. Criar objetivos fora da realidade, ao invés de motivar, pode fazer com que os funcionários fiquem estressados e ressentidos — algo péssimo para a produtividade. 

Após a criação das metas, é essencial revisitar as anotações de tempos em tempos e, se for necessário, alterar alguns pontos. Oferecer presentes coletivos para cada meta alcançada também pode ser interessante para incentivar a participação dos colaboradores. 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Brasília - DF | Integral Prime Assessoria Contábil

3. Aproveite a tecnologia 

A tecnologia é uma grande aliada para fazer um escritório de advocacia crescer. Existem uma série de ferramentas que contribuem para que a rotina do escritório seja mais prática e organizada, evitando erros e trabalhos repetitivos. 

Existem, por exemplo, softwares jurídicos que gerenciam dados, geram relatórios e permitem a criação de filtros para o acesso a determinadas informações estratégicas. Esse tipo de sistema pode melhorar a produtividade do escritório e deixar os dados mais organizados. 

Outro exemplo de  item que facilita a vida dos advogados é a possibilidade de fazer reuniões virtuais com clientes e parceiros. Isso evita que o profissional perca tempo no trânsito, gaste dinheiro e energia com a locomoção. Dessa forma, é possível focar no trabalho jurídico e na administração do escritório. Atender e tirar dúvidas de clientes em canais online também é uma forma de otimizar e melhorar o atendimento. Afinal, nenhum cliente quer ficar muito tempo esperando. 

Atitudes aparentemente simples podem fazer uma grande diferença quando o assunto é fazer o escritório de advocacia crescer. Cada detalhe é importante para fazer a sua empresa se destacar dos concorrentes, fidelizar e prospectar novos clientes, e se destacar no ramo jurídico. Tudo pronto para aproveitar as dicas?

 Se gostou do conteúdo, aproveite para continuar se informando em nosso blog! 

E se precisar de apoio com a contabilidade do seu escritório de advocacia, estamos prontos para te ajudar!

Entre em contato!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *