É bem provável que você já tenha escutado alguma notícia sobre fusão entre empresas, não é mesmo?
Mas e na advocacia? Como funciona o processo de fusão?
Essa é uma prática que têm se tornado cada vez mais comum entre advogados, seja para:
- Redução de custos;
- Buscar por maiores vantagens competitivas;
- Aumento de receita;
- Desejo de expandir a área de atuação;
- Aproveitar a sinergia entre profissionais, dentre outros motivos.
Contudo, apesar trazer muitos benefícios, é essencial saber como funciona o processo de fusão entre escritórios de advocacia antes de fechar qualquer negócio.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então vamos lá!
O que é a fusão entre escritórios de advocacia?
De acordo com a legislação brasileira, (Código Civil e Lei de Sociedades por Ações), fusão é:
- A operação na qual se unem duas ou mais sociedades, que são extintas como resultado desse processo; assim, a nova empresa gerada pela fusão passa a suceder a empresa extinta em todas suas obrigações e direitos.
Desse modo, os escritórios de advocacia que se fundem deixam de existir juridicamente e passam a constituir uma única sociedade. A nova pessoa jurídica, então, assume todos os direitos, deveres e obrigações das sociedades originárias.
Vale salientar que, em todo esse processo é extremamente recomendado que se tenha o acompanhamento de especialistas no assunto, sobretudo da área contábil, fiscal, tributária e, da própria área jurídica.
Como ter uma fusão entre escritórios de advocacia bem-sucedida
O escritório de advocacia tem muito mais chances de ser bem-sucedido em sua fusão quando há um eficiente planejamento estratégico de negócio coerente e sólido, que busca, muito além do que uma simples equação matemática de soma de faturamento, mas também os propósitos e sinergia de trabalho.
Dessa forma, o produto deve ser um escritório em que o conjunto de habilidades e especializações de seus profissionais seja capaz de produzir maior valor para o cliente do que qualquer outro tipo de empreendimento pode produzir sozinho.
Não podemos deixar de ressaltar os motivos de insucesso ou falha de uma fusão, que são vários, incluindo:
- Desempenho financeiro muito abaixo do projetado;
- Perda de advogados-chaves;
- Problemas de liderança e gestão;
- Perda de clientes pelos mais diversos motivos, etc.
Nesse cenário, o planejamento estratégico e o cuidado com os detalhes no processo de fusão são fundamentais.
Como funciona o processo de fusão entre escritórios de advocacia
Antes de uma sociedade de advogados considerar sua entrada em um processo de fusão, é preciso que seja realizado uma avaliação econômica financeira correta de todas as partes que estarão envolvidas na operação juntamente com ele.
Ou seja, é fundamental que a decisão do advogado ou de todos os sócios, seja precedida de estudos de viabilidade.
Após essa avaliação, os escritórios de advocacia envolvidos devem firmar os contratos preliminares, como o acordo de confidencialidade, que é o acordo que permite que as sociedades tenham acesso às informações mais profundas uma da outra.
Feito isso, as sociedades podem passar a negociar a carta de intenções, que tem por objetivo registrar, por escrito, os termos básicos da operação e negociação prévia entre elas.
O próximo passo, é realizar o processo de due diligence, em que as partes trocam uma série de documentos a fim de detectar possíveis perdas não relatadas, contingências ocultas ou mesmo aspectos impeditivos à operação de fusão.
Concluídos os esclarecimentos dos pontos encontrados e a auditoria, começa a etapa de elaboração dos documentos definitivos onde as partes envolvidas definem responsáveis, marcas que continuarão a utilizar, titularidade das mesmas, entre outros fatores importantes em um processo de fusão entre escritórios de advocacia.
E por último, segue a fase do fechamento, representada pela assinatura dos contratos, correspondente entrega de capital e transferência de recursos acordados.
Portanto, é certo que um processo de fusão entre sociedades de advogados pode trazer diversas vantagens às partes envolvidas e, para o sucesso da fusão ocorrer, é primordial a participação de uma assessoria contábil especializada, como forma mais segura de mitigar riscos.
E se você precisa de ajuda nesse sentido, venha conversar conosco!