Dentistas Autônomos X Pessoa Jurídica – qual a melhor opção?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Descubra agora qual a melhor opção entre Dentistas Autônomos X Pessoa jurídica!

Definir a forma como você irá atuar pode mudar o seu futuro para melhor ou pior…

Após uma longa jornada de formação, chegou o tão esperado momento de decidir como você, querido dentista, irá atuar e desenvolver sua profissão.

Existem duas opções bastante plausíveis, mas realizar uma escolha precisa pode exigir um conhecimento mais aprofundado sobre seus pormenores.

E foi pensando nisso que elaboramos um artigo para tratar sobre as principais diferenças entre dentistas autônomos X pessoa jurídica.

Portanto, continue conosco até o fim deste artigo para tomar uma decisão assertiva e que não te prejudicará futuramente.

Tenha uma excelente leitura!

Dentistas autônomos X pessoa jurídica – qual a diferença?

A fim de um dentista que deseja exercer a sua profissão com tranquilidade, é preciso muito mais que se qualificar academicamente e obter um registro no CRO.

Isso porque é necessário decidir como a sua atuação será feita, ou seja, realizar uma escolha entre dentistas autônomos X pessoa jurídica.

É claro que tomar uma decisão sem nenhum embasamento pode custar muito caro para o seu futuro, afinal cada um desses tipos de atuação tem as suas próprias particularidades e as suas obrigações.

Mas pode ficar tranquilo, pois não permitiremos que isso aconteça e, por isso, separamos abaixo uma definição das principais características de dentistas autônomos X pessoa jurídica. 

Confira!

Pessoa física

Para atuar como pessoa física não é preciso de muito, afinal qualquer profissional existente já se qualifica nessa denominação.

Dessa forma, um dentista atuará como um profissional liberal, porque a atividade a ser desempenhada é intelectual, como é o caso de médicos, de jornalistas, de engenheiros, dentre outras profissões.

Como uma pessoa física, você poderá trabalhar em clínicas odontológicas e desempenhar as suas funções sem enfrentar burocracias extremamente complicadas.

E esse aspecto pode ser muito importante principalmente para um profissional que está apenas começando a atender às demandas de pacientes.

Porém, vale salientar que, no caso de profissionais liberais, a carga tributária pode ser um pouco mais alta que o ideal, podendo até mesmo diminuir as suas chances de garantir uma boa lucratividade.

Além disso, nesse caso, também pode se tornar um pouco mais difícil obter financiamentos e empréstimos bancários, bem como credibilidade por parte do seu público-alvo.

Pessoa Jurídica

Já no caso da atuação como pessoa jurídica, é preciso abrir uma empresa, ou seja, emitir um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Sendo assim, será necessário enfrentar alguns procedimentos como a obtenção de alvarás e de licenças, a realização de registros e o enquadramento tributário.

Isso mesmo, para que os seus impostos sejam recolhidos nessa modalidade, é preciso optar entre os regimes mencionados abaixo: 

  • Simples Nacional; 
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

E apesar de cada um desses regimes ter suas especificidades, o valor a ser recolhido pode ser consideravelmente menor se comparado com o de uma pessoa física.

Além disso, também vale mencionar que, com o CNPJ, é possível realizar solicitações bancárias com maior tranquilidade e com facilidade.

Isso sem mencionar que, ao demonstrar que você possui uma empresa, é muito mais fácil conquistar novos pacientes e, assim, ganhar mais dinheiro.

Então, qual a melhor opção entre dentistas autônomos X pessoa jurídica?

Após absorver todas essas informações importantes sobre dentistas autônomos X pessoa jurídica, chegou o momento de realizar uma escolha…

É claro que seria muito errado da nossa parte trazer aqui uma resposta pronta e definitiva, afinal a atuação ideal depende muito dos seus objetivos.

Sendo assim, o que define a melhor opção entre dentistas autônomos X pessoa jurídica diz respeito às suas próprias características e às suas ambições.

Portanto, reflita um pouco sobre o que você pretende para o seu futuro e tome uma decisão assertiva.

Seja lá qual for a sua escolha, é preciso se manter em dia…

É claro que, independentemente da decisão que você tomar entre dentistas autônomos X pessoa jurídica, é preciso prezar pela sua conformidade.

Ou seja, pagando muito ou pouco em impostos, é preciso manter-se atento quanto às suas obrigações para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que a legislação tributária pode ser um tanto quanto complexa, o que pode dificultar a sua rotina fiscal.

Portanto, formar-se e manter-se em dia quanto às suas obrigações e às especificidades de cada forma de tributação pode ser uma tarefa difícil…

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada!

Logo, a melhor alternativa independente da sua escolha entre dentistas autônomos X pessoa jurídica é contar com o suporte de uma contabilidade especializada na sua área de atuação.

Isso porque os contadores têm a expertise necessária para te manter atualizado e sempre em dia com suas obrigações tributárias.

Além disso, uma contabilidade pode auxiliar em diversas outras questões fundamentais para o seu sucesso, desde o processo de abertura até a gestão do seu dia a dia.

A Integral Prime Assessoria Contábil tem o que você precisa!

Portanto, seja você um profissional liberal ou o dono de uma empresa, nós, da Integral Prime, temos aquilo de que você precisa!

Oferecemos um serviço especializado na sua área de atuação e, por isso, podemos entender e atender às suas reais necessidades de forma a garantir as soluções mais poderosas.

Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre como nós podemos te ajudar!

Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior direito da sua tela e, após a abertura do pop-up, preencher as suas informações para iniciar uma conversa com um de nossos especialistas agora mesmo.

Estamos apenas te aguardando ansiosos para te atender da melhor forma possível!

Ver qual a melhor opção entre Dentistas Autônomos X Pessoa jurídica

Summary
Dentistas Autônomos X Pessoa Jurídica - qual a melhor opção?
Article Name
Dentistas Autônomos X Pessoa Jurídica - qual a melhor opção?
Description
Descubra agora qual a melhor opção entre Dentistas Autônomos X Pessoa jurídica! Definir a forma como você irá atuar pode mudar o seu futuro para melhor ou pior...
Author
Publisher Name
Integral Prime
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *