Gestão Tributária para Dentistas: entenda como funciona

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Saiba como funciona a gestão tributária para dentistas.

Descubra como funciona a gestão tributária e qual a sua importância para dentistas e clínicas odontológicas presentes no mercado. Saiba mais na descrição!

A gestão tributária para dentistas é essencial para que os profissionais da área possam se organizar melhor e evitar problemas futuros em seu negócio.

Com um bom serviço de contabilidade, é possível manter toda a saúde financeira do seu empreendimento sempre em dia, mas não só isso, você também poderá garantir que a parte tributária não traga uma possível dor de cabeça mais à frente, podendo ocasionar dificuldades financeiras.

A empresa que trabalha melhor com a questão financeira consegue também resultados mais positivos com os seus clientes.

Assim, é possível deixá-los mais felizes e gerar boas avaliações para o seu negócio, o que ajuda no momento de obter maior destaque no mercado.

Um dos maiores problemas que os dentistas enfrentam no momento de realizar a gestão tributária da sua empresa é deixar esse serviço nas mãos de outras pessoas.

Apesar de não serem especialistas no assunto, qualquer profissional que tem um negócio de odontologia quer que a parte contábil e tributária da sua empresa seja gerida por uma pessoa capacitada para tal.

O objetivo deste artigo, portanto, é mostrar para você a importância e como funciona a gestão tributária para dentistas, de maneira eficaz, clara e simples.

Acompanhe! 

O que é a gestão tributária?

Antes de explorarmos como funciona a gestão tributária para dentistas, vamos falar mais sobre o que é a gestão tributária e sua importância de uma forma geral.

A gestão tributária – caso você não saiba o que significa – é realizar a administração de todos os processos de uma empresa. Esses processos a serem administrados são aqueles que envolvem a questão dos tributos e também o próprio planejamento estratégico de uma empresa.

Portanto, ao contrário do que muitos empresários e empreendedores acreditam, a gestão tributária não é somente realizar a escolha certa do regime tributário do seu negócio. Além disso, ela não é importante somente no momento em que vai abrir um CNPJ, mas em diversas outras situações.

É o caso de fazer a precificação do produto ou serviço corretamente e de realizar a tributação certa dos fornecedores, por exemplo.

A boa gestão tributária ainda permite que a sua empresa obtenha excelentes benefícios fiscais sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Tudo isso serve para mostrar como é importante realizar uma gestão tributária de qualidade e não se pode colocar esse serviço nas mãos de qualquer empresa ou profissional.

A tarefa de fazer uma excelente gestão tributária não é algo fácil, portanto, é essencial escolher com cuidado quem irá realizá-lo.

Gestão tributária: entenda a sua importância

Agora que você pôde ver o que é a gestão tributária para dentistas, é hora de saber qual é a importância desse tipo de serviço.

No momento de compor o preço do produto ou serviço do seu negócio, há muitos fatores que afetam diretamente esse valor.

É o caso das taxas, dos impostos e outras contribuições, que podem afetar diretamente a competitividade que a sua empresa vai ter no mercado frente às concorrentes.

Uma gestão tributária eficaz ajuda a reduzir os riscos de que ocorram irregularidades do seu negócio com os órgãos fiscais.

Dessa forma, é muito mais difícil que você tenha problemas que possam afetar o seu negócio e levá-lo a trancar as portas.

A gestão tributária auxilia, portanto, a trazer uma segurança bem maior no momento de quitar com todas as obrigações que você precisa lidar ao longo do ano.

Para se ter em mente, da grande diferença que a gestão tributária faz em qualquer empresa, mostramos os dados: mais de 85% das que participaram de uma pesquisa apresentavam alguma forma de irregularidade dentro do negócio.

Entre as irregularidades estavam aquelas principais, como é o caso de impostos atrasados e das declarações de impostos que não foram entregues.

Não importa qual seja o tamanho da empresa ou segmento de atuação dela, a rotina da gestão tributária é sempre algo muito importante e essencial que necessita de muita atenção.

Toda empresa apresenta particularidades distintas em relação à atividade, ao tipo de regime tributário e até mesmo ao estado em que atua.

É impossível seguir qualquer tipo de “receita de bolo” na gestão, pois, quando esses fatores citados, e outros mais, não são levados em consideração, muitos problemas são gerados. Afinal, toda empresa precisa fazer a sua gestão tributária por meio da manutenção e dos ajustes de operações considerando a atual legislação.

Uma avaliação periódica a respeito do crescimento da empresa também precisa ser feita, caso seja, por exemplo, necessário fazer a adequação do atual regime tributário.

Com essas informações passadas aqui, fica então claro o porquê de ser tão importante para qualquer empresa realizar a sua gestão tributária. E isso vale, logicamente, para qualquer profissional de odontologia que tenha uma clínica, pois vai garantir a possibilidade que o negócio cresça e se mantenha sempre dentro da legislação.

Gestão tributária para dentistas: saiba mais sobre o serviço!

A contabilidade para dentistas é extremamente importante e ainda há profissionais e empreendedores na área que não atentem a isso.

Muitos acreditam que uma boa contabilidade está relacionada somente com uma excelente gestão tributária para garantir que os impostos vão ser declarados corretamente e que irá haver recolhimento de todas as obrigações.

Entretanto, a questão da contabilidade para dentistas é bem mais complexa e está relacionada com a manutenção de uma boa saúde financeira.

É lógico que isso passa sim por uma boa gestão tributária para dentistas, afinal, sem ela você pode acabar tendo problemas em seu negócio com relação aos impostos e outras contribuições.

O bom serviço de contabilidade permite, desde que você consiga fazer a separação dos gastos, até a gestão tributária de qualidade.

A importância de separar os gastos pessoais e empresariais

Um dos maiores erros dos dentistas que abrem uma clínica é não separarem as suas contas pessoais das empresariais.

Isso é extremamente prejudicial pois impede, primeiramente, que você saiba se seu negócio está gerando lucro ou se está tendo prejuízo.

Um outro ponto importante é que a própria gestão tributária se torna ineficaz quando isso acontece. Se você não sabe o que é seu gasto pessoal e o que é da empresa, ficará ainda mais difícil realizar o pagamento dos tributos do seu negócio corretamente.

Um bom serviço de contabilidade vai permitir então, que você possa separar as suas contas e ter, assim, uma maior inteligência financeira no âmbito profissional.

Melhor controle de caixa

O controle do caixa da sua empresa é extremamente necessário para que se possa manter o correto equilíbrio de todas as suas finanças.

Se você não faz um bom controle do fluxo de caixa, fica difícil realizar planejamentos e previsões, por exemplo, que ajudem a manter uma boa saúde financeira do empreendimento.

É preciso saber exatamente aquilo que está entrando no caixa da sua clínica odontológica e quais são as despesas que ela está tendo. Isso vai ajudar, inclusive, a reduzir os gastos excessivos que possam estar comprometendo um fluxo de caixa positivo.

O bom controle do fluxo de caixa permite realizar previsões em relação aos rendimentos futuros, possíveis gastos e evitar rombos financeiros surpresas.

O fluxo do caixa impacta diretamente até mesmo na gestão tributária, evitando problemas para o pagamento dos tributos devidos.

A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e como deve ser feita.

Mais um ponto importante que você consegue para sua empresa com uma boa contabilidade é realizar a Demonstração de Resultado do Exercício.

O DRE trata-se de uma parte bem importante da gestão das finanças do negócio, apesar de ser pouco conhecido por muitos empresários.

Isso porque é por meio do DRE que você saberá se teve lucro ou se seu negócio apenas teve prejuízo dentro de um período.

O DRE é a melhor forma de você precaver-se contra possíveis surpresas indesejáveis, como é o caso de descobrir que a sua empresa está sofrendo com sérios problemas financeiros.

Sem esses dados, você pode perceber um pouco tarde demais que sua clínica não tem sido lucrativa e sim, o contrário, sendo um problema para a saúde financeira. 

A contabilidade auxilia na precificação correta do seu serviço.

Muitas empresas sofrem com prejuízos financeiros por falta de uma precificação correta dos serviços e esse é o caso de muitas clínicas de odontologia.

Você precisa fazer uma análise aprofundada dos custos do serviço prestado ao cliente para que possa exercer sua atividade e ter lucro.

A precificação precisa considerar vários fatores, como: seu tempo de trabalho e os materiais utilizados em cada serviço realizado.

Sem essa precificação correta, você pode acabar sofrendo muitos problemas em termos financeiros e que vai afetar o caixa da sua empresa.

Isso vale tanto para o caso de você cobrar um valor muito abaixo do mercado no serviço como também em cobrar um preço elevado demais, que trará problemas pela falta de clientes.

Todos esses fatores relacionados com uma boa contabilidade da sua empresa irão acabar interferindo diretamente na gestão tributária, assunto do próximo tópico. Confira!

A Gestão tributária da sua clínica odontológica

A gestão tributária para dentistas faz uma grande diferença para a saúde financeira e a viabilidade de uma clínica odontológica.

É por meio da boa gestão tributária que vai ser possível escolher qual é o melhor regime tributário para o momento atual da sua organização.

Além disso, você terá a garantia de pagar todos os tributos e outras obrigações contábeis e fiscais, sempre no prazo correto, evitando atrasos e problemas como multas.

O que vai gerar no final uma boa gestão tributária, a possibilidade de você conseguir desfrutar de uma maior economia e maior lucratividade em seu negócio.

Apesar disso, ainda há muitos dentistas que possuem clínicas odontológicas e não contam com uma empresa que lhe auxiliem nesse quesito.

A seguir, você vai poder saber mais sobre como contar com um bom serviço de gestão tributária para dentistas. Não deixe de conferir, continue a leitura. 

A boa gestão tributária para dentistas: Por que contar com uma empresa de qualidade?

A boa contabilidade para clínicas odontológicas, o que inclui uma ótima gestão tributária, permite que seu negócio mantenha uma excelente saúde financeira.

A sua empresa vai estar sempre em dia no aspecto financeiro – o que irá impactar diretamente em como os clientes vão se sentir mais satisfeitos.

Um dos maiores receios de qualquer empreendedor que tenha uma clínica nesse setor é fazer a terceirização do serviço com uma outra empresa.

Entretanto, desde que você opte por uma empresa de alta qualidade e experiência nesse ramo, não há com o que se preocupar, pelo contrário.

Vai ser muito mais fácil conseguir manter as suas contas bem organizadas e alcançar a estabilidade financeira sonhada por qualquer clínica desse segmento.

A gestão tributária para dentistas está inclusa no serviço de contabilidade, permitindo que tudo o que é devido seja pago corretamente e nos prazos certos.

Você vai conseguir assim, evitar todos os gastos desnecessários e ainda aumentar muito a sua lucratividade. Não importa se a sua clínica odontológica está sendo aberta agora ou se já se encontra no mercado há algum tempo.

Integral Prime: melhorando a gestão tributária da sua clínica!

A gestão tributária para dentistas é um serviço de muita importância para quem tem uma empresa, ainda mais no caso de profissionais odontológicos que possuem clínicas.

A melhor forma de manter sempre uma boa saúde financeira e uma gestão tributária adequada é contando com os nossos serviços.

A Integral Prime é uma empresa experiente no ramo de assessoria contábil e vai garantir a melhor gestão tributária para a sua clínica, com o máximo de confiança e segurança.

Nossos anos de experiência em prestação de serviços, permite que realizemos um trabalho sério e transparente, visando promover a expansão do seu negócio.

Por isso, se você é um profissional da área da saúde, atuando no segmento odontológico terá grandes vantagens ao contratar nossos serviços.

Vamos cuidar de toda a parte tributária para que você possa aproveitar seu tempo prestando um atendimento de qualidade aos seus clientes para fidelizá-los e atrair novos, aumentando assim, o alcance de seus serviços e sua lucratividade.

Entre em contato conosco agora mesmo. Teremos prazer em atendê-lo!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *