Reforma do IR: o que você precisa saber?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira as possíveis mudanças com a Reforma do IR

Saiba o que pode mudar na nova Reforma do IR

Com as novidades e alterações amplamente divulgadas, a nova Reforma do IR prevê ajuste na tributação do aluguel de ações.

O novo texto da Reforma do IR prevê redução na carga tributária das empresas, em grande  escala, o que gerou críticas de todo o setor empresarial – bem como dos Estados e seus municípios.

Com isso, acompanhe em nosso artigo os assuntos e possíveis mudanças que estarão em votação.

Para isso, esperamos que continue conosco até o final e tenha uma ótima leitura!

Reforma do IR – o que irá mudar

A nova proposta para a Reforma do Imposto de Renda é de que o recolhimento do IR sobre os dividendos nas operações de aluguel seja feito na fonte, de maneira similar ao que já ocorre na distribuição de proventos – como o Juros sobre Capital Próprio (JCP).

A finalidade da proposta é evitar que o aluguel de ações sejam utilizados como meios de planejamento tributário, visando reduzir os impostos a serem pagos.

Em meio a polêmicas, alguns fatores referentes à Calculadora de Imposto de Renda e os lucros e dividendos irão mudar – caso a mudança seja aprovada em votação.

Confira abaixo algumas dessas alterações em cada caso:

  • Calculadora do Imposto de Renda: como Pessoa Física, o contribuinte terá que informar dados como renda tributável mensal, se está apto a fazer declaração simplificada ou não, seus dependentes, gasto mensal médio com saúde e educação, bem como contribuição ao INSS e para a previdência privada.

No caso de Pessoa Jurídica, será necessário colocar o tipo da empresa, regime tributário, receitas e despesas, além da atividade exercida pela empresa, número de sócios e o percentual de distribuição do lucro entre eles;

  • Lucros e dividendos: empresas enquadradas no sistema tributário Simples Nacional ficarão isentas de lucros e dividendos – visto que, como não haverão alterações nesse regime, a calculadora não faz simulações para esse tipo de empresa.

Diante de todas as mudanças, muitas críticas estão sendo feitas e, ainda assim, a votação está mantida para esta quarta-feira.

Altas críticas para as mudanças da Reforma do IR

A partir do momento em que foi divulgado o novo texto da Reforma do Imposto de Renda, muitas empresas, assim como Estados e seus municípios passaram a criticar e ser contra as mudanças relatadas.

Devido a uma redução significativa na carga tributária – algo em torno de R$ 58 bi – as entidades empresariais rejeitam o parecer do deputado Celso Sabino, relator da Reforma do IR.

Com alegações de que essa mudança afetará em seus impostos, de maneira crescente, muitas empresas e empresários contrariam o que está sendo proposto no texto.

Quanto aos Estados, a alegação é de que perderão uma quantia de R$ 27,4 bilhões em suas receitas – o que, certamente, impactará em algumas questões.

A importância da contabilidade

Contar com o suporte adequado para resolver questões tributárias é essencial.

Uma contabilidade especializada possui a expertise necessária para que você tenha ciência de tudo o que está acontecendo, além de proporcionar tranquilidade.

Conte conosco!

Sendo assim, não perca mais tempo e conte com o suporte de nossa equipe de especialistas!

Nossos profissionais, altamente qualificados, estão prontos para te atender!

Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo…

Basta utilizar as informações disponibilizadas em nossa página para que possamos atender suas necessidades o mais breve possível.

Estamos te aguardando!

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *