O advogado correspondente é um profissional que se coloca à disposição para fazer serviços para outros advogados e escritórios de advocacia. A modalidade é muito aproveitada quando, por exemplo, profissionais precisam realizar incumbências em comarcas diferentes da sua, em que o custo da viagem ficaria muito alto.
Que tal entender melhor o que é e como se tornar um advogado correspondente? Continue lendo este artigo!
Índice
Índice
ToggleSaiba o que é um advogado correspondente
Advogado correspondente, também chamado de advogado de apoio, é um profissional que exerce atividades do Direito de forma remota. Como já vimos na introdução, ele é contratado por outros advogados e escritórios para realizar esses serviços advocatícios.
Sendo assim, um advogado correspondente pode fazer desde serviços mais simples, até incumbências mais complexas. Tudo depende da sua experiência e do que foi combinado com o contratante.
Entre os serviços podem estar:
- protocolização de peças processuais;
- cópias de documentos;
- participação em audiências.
Ser advogado correspondente é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos e experiências, complementar a renda, ter mais flexibilidade com os horários de trabalho, entre outros benefícios.
Veja como ser um advogado correspondente
Se você, após entender o que é um advogado correspondente, sentiu vontade de atuar na área, está na hora de verificar o que é preciso para isso. As habilidades requeridas são as mesmas de quem advoga da maneira tradicional: atenção aos detalhes, conhecimento da legislação, compromisso ético, organização e atualização, entre outros.
Por isso, neste tópico, vamos focar em apresentar algumas opções de caminhos para quem deseja entrar nesse nicho.
Faça o seu cadastro em um plataforma especializada
Existem plataformas desenvolvidas especialmente para profissionais deste ramo e é interessante aproveitá-las para conseguir potenciais contratantes. Advogados e escritórios que necessitam de um advogado correspondente utilizam muito esse canal para encontrá-lo.
Esses sites separam os cadastros por localidade, além de oferecer um espaço para que o advogado possa falar sobre a sua trajetória e experiência. Sendo assim, são ótimas opções, principalmente para quem está entrando no mercado e ainda não é conhecido por ele.
Divulgue o seu perfil nas suas redes sociais
As redes sociais são extremamente úteis para várias coisas, entre entras fazer com que o seu perfil profissional seja visto por mais pessoas. Fazer contatos com profissionais que já atuam na área, por exemplo, ou mesmo ampliar o seu networking de forma geral, também é algo positivo.
Uma excelente plataforma para fazer isso é o LinkedIn, que é uma rede social desenvolvida especialmente para relações de negócio. Vale a pena caprichar no perfil e fazer conexões com mais profissionais da área… é bem provável que alguns deles necessitem dos seus serviços como advogado correspondente.
Entendeu o que é ser advogado correspondente e como é possível entrar neste mercado? Saiba que a indicação é um dos métodos mais utilizados por quem deseja contratar um advogado de apoio. Por isso, ao fechar o primeiro contrato, dedique-se ao máximo para oferecer um excelente serviço e fidelizar o cliente.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar tendo acesso a conteúdos de qualidade!