Quais as vantagens de abrir uma Holding Patrimonial?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao considerar diferentes opções de estruturação para o seu negócio, você pode ter ouvido falar da ideia de abrir uma Holding Patrimonial. No entanto, é importante entender o que é uma Holding Patrimonial e como ela pode beneficiar sua empresa. Dependendo do tamanho e da estrutura do seu negócio, abrir uma Holding Patrimonial pode fornecer algumas vantagens reais, como:

  • Mitigar riscos;
  • Fornecer controle corporativo centralizado; e
  • Oferecer uma estrutura flexível para o crescimento.

Este artigo explica o que é uma Holding Patrimonial e sete maneiras diferentes pelas quais você pode beneficiar seus negócios.

O que é uma Holding Patrimonial?

Uma Holding Patrimonial – ou administradora de bens – é uma empresa criada para comprar e deter ações de outras empresas. Essas outras empresas são conhecidas como subsidiárias da holding. A Holding geralmente não produz bens ou serviços, nem participa das operações diárias do negócio. Em vez disso, ela geralmente possui ativos que as empresas subsidiárias usam.

Os proprietários de empresas geralmente consideram abrir uma Holding Patrimonial e uma ou mais subsidiárias para ajudar a estruturar seus negócios à medida que ela cresce. Isso ocorre porque a Holding Patrimonial pode oferecer mais proteção contra riscos e agilizar as operações de uma empresa que ainda está crescendo e se diversificando.

Confira Nossos Servicos - Contabilidade em Brasília - DF | Integral Prime Assessoria Contábil

Confira nossos serviços

Quais são as vantagens de abrir uma Holding Patrimonial? 

  • Proteção dos Ativos
  • Uma Holding Patrimonial pode deter os ativos valiosos de uma empresa. Esses ativos podem incluir:
  • propriedade;
  • propriedade intelectual; e
  • equipamentos.

As subsidiárias assumem as operações diárias do negócio e suas responsabilidades comerciais. Os valiosos ativos mantidos pela Holding Patrimonial são, portanto, protegidos dos credores e outras obrigações que as empresas operacionais possam incorrer.

  1. Redução de riscos

Quando uma Holding detém os ativos valiosos e é uma entidade separada das empresas operacionais, o risco de perder esses ativos é minimizado se a empresa operacional tiver um desempenho insatisfatório ou se tornar insolvente.

Por exemplo, se uma empresa operacional enfrenta insolvência, a Holding também pode perder dinheiro. No entanto, eles geralmente não podem ser perseguidos legalmente pelas responsabilidades da empresa operadora. No entanto, em algumas circunstâncias, a Holding Patrimonial ainda pode ser responsabilizada pelas ações dos diretores da empresa se eles estiverem cientes do fraco desempenho.

  1. Redução da Carga Tributária

Abrir uma Holding Patrimonial pode ser a oportunidade para reduzir o valor da carga tributária que o grupo como um todo deveria pagar.

Por exemplo, a Holding Patrimonial pode ser estruturada para receber taxas menores. Ou pode ser possível estabelecer uma Holding em outro país que tenha taxas de imposto corporativo mais baixas. No entanto, deve-se observar a legislação que regulamenta a transferência de impostos ou lucros para jurisdições internacionais para, através de análises, se verifique se essa é mesmo a melhor opção. 

  1. Controle Centralizado

Normalmente, a administração da Holding e das empresas controladas é de responsabilidade dos diretores da holding. Isso proporciona uma estrutura de gerenciamento coesa e centralizada que permite à Holding maximizar seu desempenho e crescimento.

Por exemplo, os diretores da Holding Patrimonial podem introduzir um procedimento de estruturação de dívida que beneficie todas as empresas operacionais. Uma Holding também pode ajudar empresas individuais a obterem condições de financiamento mais favoráveis, se essas empresas estiverem sozinhas.

  1. Concentração dos Ativos de Propriedade

Como detentora central de ativos imobiliários, a Holding Patrimonial pode lidar com esses ativos em benefício do grupo como um todo. 

  1. Flexibilidade para o crescimento e desenvolvimento

Ter os valiosos ativos mantidos pela Holding Patrimonial permite ao grupo: 

  • diversificar de forma mais eficiente;
  • investir em novos empreendimentos; e
  • sair de alguns empreendimentos, se necessário.

As empresas operacionais podem tomar essas medidas sem risco para a Holding e para os ativos do grupo. Uma Holding Patrimonial oferece maior poder ao grupo e às subsidiárias para investir em projetos maiores.

  1. Planejamento Sucessório

Uma Holding Patrimonial, com um conselho de diretores centralizado, pode garantir a continuidade dos negócios quando as “pessoas-chave” das empresas operadoras saírem.  

Conclusão

Abrir uma Holding Patrimonial pode ajudar sua empresa ou seu grupo de empresas a crescer enquanto minimiza alguns dos riscos que acompanham esse crescimento. Você pode obter benefícios:

  • no funcionamento de sua empresa;
  • na redução de impostos; e
  • nas vantagens financeiras.

Separar os bens de propriedade e usar o poder de compra de um grupo maior pode ajudar um negócio a crescer de forma mais criativa e flexível, e isso, com certeza, é uma excelente estratégia de negócio. 

Se você tiver alguma dúvida sobre como abrir uma Holding Patrimonial, entre em contato com nossos especialistas. 

Somos especializados em Contabilidade para Holdings e, com certeza, podemos ajudar você!

Se gostou do artigo compartilhe nas redes sociais e, também, deixe seus comentários abaixo. Será um prazer interagir com você!

Até Breve…

Contabilidade em Brasília - DF | Integral Prime Assessoria Contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *